Alguns exercícios teatrais, dinâmicas, brincadeiras...

Olá! Hoje, mexendo em alguns papéis antigos, achei vários exercícios  que dava para um grupo de juvenis, há alguns anos atrás numa oficina teatral! Pensei em compartilhar alguns!

Quem sabe vc esteja precisando de algumas idéias!

 

Jogo de aquecimento:

Convencionar tres comandos (bater palmas, uma jóia, um estalo, uma piscada..etc...) A cada um desses comandos dado, o grupo, que estará em roda, de pé, fará uma ação. Ex: Quando o prof. der uma palma, todos imitam um animal. Quando der um estalo, todos correm até certo canto da sala. Quando der uma piscada todos rolam no chão em seguida levantam e dão um pulo!

 

jogo fala um nome bate nas costas, bate nas costas fala um nome:

Funciona assim: Se eu falar um nome, essa pessoa terá que bater nas costas do seu amigo ao seu lado. essa pessoa que recebeu o tapa, deverá falar um nome! E assim por diante!

É um jogo muito gostoso, animado, ajuda a descontrair, além, é claro, de treinar a concentração, agilidade, pró-atividade, atenção!

 

soltando a criatividade:

O prof/ monitor levará várias imagens recortadas de revistas, ou poesias, letras de música, objetos. Os intens levados deverão ser colocados no meio da roda. Os participantes deverão escolher cada um uma imagem (ou outro item os quais citei). Depois em dupla, essas imagens deverão ser juntadas, e cada dupla deverá apresentar uma cena teatral, seguindo os estímulos dados pelas imagens!

 

 Poetando:

O prof/monitor levará várias músicas por extenso. Cada grupo, dupla ou individuo escolherá uma música e deverá recitá-la com determinado sentimento, que também pode ser sorteado. Ex: recitar a música X com sentimento X (música parabens a vc, com sentimento de raiva)!

 

Perguntas doidas, respostas malucas:

CAda pessoa receberá dois papeis em branco, de preferencia de cores diferentes. No primeiro papel a pessoa deverá escrever uma pergunta. E no outro a resposta dessa pergunta. Depois todas as perguntas e todas as respostas deverão ser recolhidas pelo monitor e embaralhadas. Cada pessoa então receberá dois papéis e lerá em público a pergunta e a resposta! Sai umas coisas bem engraçadas!

 

Contando um conto com imagens:

Usando as imagens levadas pelo professor, cada um pegará uma imagem. Todos sentaram em roda. Uma pessoa começará uma história tendo base sua figura escolhida. Ao comando do professor, outra pessoa deverá continuar essa historia, dando sentido à ela, porém inserindo a sua imagem no contesto!

 

Também com imagens pode ser feito um estudo da personagem, conforme a imagem escolhida. Um questionário pode ser dado pelo professor, como nome, idade, sonho, etc... Cada aluno irá compor sua personagem através do estimulo da imagem escolhida. E a partir daí pode-se fazer uma conversa em plenário, para discussão de como é pra cada um criar uma personagem. Também poderá ser feito algumas cenas, com ou sem fala. Sozinho ou em dupla!

 

Enfim!

 

É importante dizer que eu peguei esses exercícios em anotações de aulas que eu dava, quando era bem nova! Então não sei se já há algum autor que fale sobre as atividades aqui citadas! Talvéz a Violla Spolin tenha algo parecido! Afinal ela cita muitos exercícios em seu fichário! Bjo!

Blog de thaisfalleiros :Teatro - Arte plural!, Alguns exercícios teatrais, dinâmicas, brincadeiras...

dinâmicas, exercícios teatrais, improvisação, teatro, teatro-educação

segunda 05 julho 2010 20:18



1 Fan

Nenhum comentário Alguns exercícios teatrais, dinâmicas, brincadeiras...



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (184.73.72.163) para se identificar     



Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para thaisfalleiros

Precisa estar conectado para adicionar thaisfalleiros para os seus amigos

 
Criar um blog